Tempura e Satsuma Aguê
- Alexandre Tatsuya Iida
- 20 de mai.
- 1 min de leitura
E um seguidor que peitou: “Adegão, o Tempura não começou em Nagasaki e sim em Kagoshima. Tava conversando com meu avô sobre isso.”
Pois é, essa é uma grande questão que perguntei aos nativos de Kagoshima, quando fui para lá. Um senhorzinho, dono de um izakaya bem tradicional, disse o seguinte:
“Kagoshima foi o primeiro ponto de chegada dos navegantes portugueses no Japão, na ilha de Tanegahsima. Trouxeram armas de fogo e também a técnica de fritura com o óleo.”
Só que lá em Kagoshima, eles faziam a massa de peixe com alguns legumes picados e depois fritavam. Quando eu trabalhei na cozinha e tinha que fritar, acabava fritando a minha mão também de tanta água que caia no óleo quente..
Embora essa fritura de massa de peixe achatada e redonda se chama oficialmente de SATSUMA AGUÊ 薩摩揚げ, tem uma outra variação que é cilíndrica e tem um tira grossa de bardana, mais conhecida como GOBÔ em japonês. E esse é chamado de GOBO TENPURA ou apenas GOBOTEN ごぼう天. Aí que deve ter começado a confusão.
Já o TENPURA que conhecemos que é muito mais crocante por não ter tanta água quanto o Satsuma Aguê que é fofinho, foi propagado a partir de Nagasaki para o restante do Japão. É feito de tiras de legumes, só de verduras, de pescados ou cogumelos.
Resumo: A fritura começou em Kagoshima, o Tempura partiu de Nagasaki. Sem brigas.
コメント